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Tipos de Públicos no Facebook/Instagram ADS

Existe um mundo de possibilidades para fazer anúncios no Facebook e no Instagram, mas geralmente a maioria das pessoas só conhece o público de interesse, que é aquele que você consegue escolher quando aperta naquele botãozinho de impulsionar/promover.

Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que você consegue anunciar para públicos muito melhores, desde que você tenha trabalhado uma estratégia boa antes.

Vou te mostrar aqui quais são todos os tipos de públicos que você consegue criar para anunciar tanto no Instagram como no Facebook.

Público Salvo

Vamos começar com esse público que é o mais familiar para quem está começando a anunciar. Esse público, também chamado de público de interesses é aquele que você consegue escolher quando aperta nos botões promover ou impulsionar.

Nele é permitido escolher a localização, interesses, cargos e comportamentos, além de idade e gênero. Mas calma que vou falar um pouco mais sobre eles.

Público Salvo – Facebook ADS

Quando você cria um público salvo, a tela que aparece é parecida com essa, mas pode variar dependendo do lugar onde você está criando.

Interesses

Ali no direcionamento detalhado você consegue selecionar os interesses que o público que você quer anunciar tem e que podem fazer sentido para o seu negócio. Ex: Se eu criar um anúncio de venda de um apartamento, posso selecionar quem tem interesse em imóveis, apartamento e etc.

Cargo

No mesmo campo de direcionamento detalhado, o que muitas pessoas não prestam atenção é que além dos interesses você pode também selecionar pessoas por cargos e comportamentos. Vamos falar um pouco sobre os cargos.

Direcionamento detalhado – Facebook ADS

Já vi muita gente errando aqui. Por exemplo, se você quer anunciar para médicos, você tem que olhar a direita, conforme a imagem acima se você está selecionando interesses ou cargos.

Interesses quer dizer que você está selecionando pessoas que curtiram páginas relacionadas à médicos, mas eu por exemplo posso ter curtido a página de um médico que gosto de acompanhar, mas não necessariamente sou médica.

Se você quer atingir quem realmente é médico, ou pelo menos colocou isso como profissão no Facebook, você precisa procurar por cargos.

O mesmo pode acontecer com outras profissões.

Isso vai mudar totalmente os seus resultados na hora de anunciar, por isso fique atento e não cometa esse erro.

Comportamentos

Aqui nesse direcionamento você consegue selecionar um público de acordo com determinada ação que ele tomou no Facebook. Assim o sr. Zuckeberg sabe exatamente quais são nossos comportamentos nas redes.

Direcionamento detalhado – Facebook ADS

Existem diversos comportamento, recomendo muito você dar uma fuçada para descobrir um mundo de possibilidades.

Um deles é o de compradores envolvidos, que o Facebook pega as pessoas que clicaram no botão comprar agora nos últimos 7 dias, aumento a chance de alguém comprar de você pela internet.

Além desse existem vários outros, como pessoas que voltaram de viagem recentemente, pessoas com aniversário próximo, pessoas que costumam comprar coisas de ticket alto e por aí vai…

Público Personalizado

Aqui a brincadeira começa a ficar séria. haha

As possibilidades começam a ficar mais avançadas, e você consegue trabalhar um funil de vendas. Afinal, é muito difícil alguém comprar da sua marca a primeira vez que ver ela. Geralmente as pessoas precisam ganhar mais confiança, fixar bem o nome da sua marca, para depois converter em venda. Por isso que o público personalizado é muito importante, porque é um público que já teve contato com a sua marca de alguma maneira.

Público Personalizado – Facebook ADs

Antes de continuar, gostaria de te dizer que nós aqui da Upload, oferecemos uma assessoria totalmente personalizada de Facebook ADS, para você aprender do básico ao avançado, mão na massa, passo a passo 🙂 Se tiver interesse é só clicar aqui e conversar com a gente pelo whats que te enviamos mais informações.

Bom, irei listar alguns tipos de público que você consegue criar por aqui:

  • Pessoas que já visitaram teu site;
  • Pessoas que colocaram no carrinho e não compraram;
  • Pessoas que visitaram página específico do teu site;
  • Pessoas que preencheram um formulário de contato no teu site;
  • Pessoas que assistiram X % de algum vídeo que você anunciou ou postou no Facebook/Instagram;
  • Subir uma lista de clientes offline;
  • Pessoas que engajaram com seu Instagram/Facebook ;
  • Pessoas que salvaram seus posts;

Enfim, são essas e muitas outras combinações que você pode fazer. É só usar a imaginação e pensar estratégias.

Digamos que você tem um e-commerce e alguém entrou na sua loja, colocou um item no carrinho mas não efetivou a compra. Você consegue criar um público com as pessoas que fizeram isso e anunciar apenas para essas pessoas oferecendo um cupom de desconto para elas concluírem a compra por exemplo.

Público Semelhante (lookalike)

Esse é um público interessante. Ele sempre vai ser criado à partir de um público personalizado. Como o nome já sugere você pega um público personalizado e diz pro Facebook que quer criar um público de pessoas parecidas com aquelas.

Público Semelhante – Facebook ADS

Primeiro você tem que selecionar o público que você quer que ele tome como base, depois você inclui a localização e por fim ele vai ter perguntar qual o tamanho do público e aparecer aquela barrinha com porcentagens, conforme foto acima.

Cada fatia dessa porcentagem (ex: 0% à 1%) gera um público de 1.500.000 de pessoas. E teoricamente, quando mais próximo do 1 % mais parecido com o público base vai ser. O lance é criar e ir testando qual te traz mais resultado.

Conclusão

Acho que deu pra você perceber o quanto de combinações e possibilidades que você consegue fazer com os anúncios no Facebook e Instagram, então bora criar os seus públicos e esquecer de vez o botãozinho do promover/impulsionar.

Ah, e se você tiver alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

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