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Como fazer com que as pessoas que te seguem nas redes sociais virem seus clientes?

Ter muitos seguidores, várias curtidas e comentários nos seus posts é maravilhoso, né? Mas, no fim das contas, será que essas pessoas estão comprando de você?

Muitos clientes quando chegam na Upload se queixam desse problema: tenho várias curtidas mas não vendo. Isso pode acontecer por diversos fatores e eu vou te mostrar alguns deles para que você consiga fazer com que essas pessoas comprem de você.

Quem é o seu cliente?

O primeiro ponto que você precisa saber é: Quem é o seu cliente? Para saber isso você terá que descobrir sua persona.

O que é e como criar uma persona.
A persona é um perfil fictício que é criado através de dados reais. Existem várias ferramentas gratuitas que te auxiliam na criação dela. Mas, não se esqueça! Os dados que você coletar precisam ser REAIS. Umas das ferramentas que gosto de indicar é o Fantástico Gerador de Personas. Aqui na Upload nós usamos ele para criar as personas dos nossos clientes.

Bom, você deve estar se perguntando: tá, e o que ela tem a ver com as minhas vendas? Vou te explicar.

Se você não tem sua persona bem definida na hora de criar o seu conteúdo pode acontecer de você não conseguir se comunicar com efetividade e consequentemente o seu público não vai entender a mensagem que você quer passar.
Como que as pessoas vão comprar de você se elas não entendem a sua mensagem ou devido a sua comunicação elas acham que o produto não é para elas? Pois é, isso pode estar acontecendo com você, e atrasando as suas vendas.

Vou tentar exemplificar.
Digamos que o seu produto é para um público jovem. O que pode estar acontecendo?
•Sua linguagem pode estar muito séria ou formal e o seu público não está conseguindo captar a mensagem que você quer passar e acha que o seu produto/serviço não é para ele.
•Sua identidade visual é antiquada. O público jovem gosta de seguir as tendências. Será que a sua identidade visual também está seguindo?

E por aí vai… Então dê dois passos para trás e veja se o conteúdo que você está entregando comunica bem com a sua persona.

Estratégia de conteúdo

Aproveitando o gancho do tópico anterior, será que o seu conteúdo está deixando claro o que é, para que serve, como usar, como comprar e todas as outras informações pertinentes ao que você vende? Ou pior ainda, você só usa o seu Instagram ou Facebook para postar a foto do produto com o preço e acabou?
A verdade é que as pessoas têm preguiça! Você precisa entregar tudo mastigado para o seu público. O óbvio também precisa ser dito.
As pessoas podem estar deixando de comprar de você porque não acharam informações suficientes do que você está vendendo, e, na maioria das vezes, ela não vai te chamar para perguntar. Deixe tudo muito bem explicado e visível. Faça vídeos, destaques nos Instagram, fotos e tudo o que as plataformas te dão para você trabalhar.
Veja se você está deixando claro:
• O que é o seu produto/serviço
• Para que serve
• Quais as vantagens
• Por que seu cliente precisa dele
• Como usar
• Existe mais de uma maneira de usar?
• Como comprar
• Qual seu horário de atendimento
• Quais as condições de pagamento
• Como fazer a manutenção do produto/serviço

Enfim, você precisa informar todo e qualquer detalhe que possa parecer óbvio, mas que o cliente precisa saber. Para isso, preste atenção no que os clientes mais te perguntam.

Objetivos claros

Pode parecer óbvio, mas eu já recebi vários clientes que falam que impulsionam publicações, mas nem sabem o que eles querem com aquele impulsionamento. É tipo: ah não sei, só quero ver no que dá… e daí para pior.

Não adianta você clicar no impulsionar se você não sabe o que quer. Não adianta você postar só por postar se não sabe qual o objetivo que você deseja ao postar aquilo!

Você precisa ter muito claro o que espera das suas redes sociais e de cada vertente da sua estratégia. Opa, estratégia? Se você se identificou com o que escrevi acima provavelmente você nem tem uma…

Então vamos lá.

Primeiro defina o foco das suas redes sociais: Venda, reconhecimento de marca, relacionamento com o cliente, qual é? Muito provável que você tenha respondido venda. Então defina qual o meio que o seu cliente vai comprar de você. Exemplo:

Imobiliária com foco em vendas.

Com certeza ninguém vai olhar o imóvel por fotos ou vídeos e pedir o contrato para assinar a compra, né? Neste exemplo, para gerar uma venda precisa iniciar o contato com alguém interessado. Isso pode ser feito através de comentários em publicações, uma conversa privada iniciada, um lead recebido e etc. Nesse caso (e em todos os outros) você vai precisar de um calendário editorial bem definido. Que tipo de conteúdo postar, quem você quer atingir com ele, em que etapa do funil está esse conteúdo e qual a frequência dessas postagens, além de ter muito cuidado na hora de investir em anúncios.

Se você fica sem idéias na hora de criar conteúdo para as suas redes sociais, eu já criei um e-book gratuito que vai te ajudar nisso. Para acessá-lo é só clicar aqui.


Existem diversos objetivos na hora de criar um anúncio e de nada adianta criar um com o objetivo de alcance (botão impulsionar/promover) sendo que você precisa de um lead qualificado.

Então antes de sair postando qualquer coisa ou gastando dinheiro em anúncios, tenha claro qual é o objetivo que você deseja atingir com isso e trace uma estratégia para chegar nele. Não se esqueça de mensurar os resultados após isso.

Tempo de Resposta

Com que freqüência você entra nas suas redes sociais, olha os comentários e mensagens? Se a sua resposta foi menos do que uma vez por dia, sinto lhe informar que você pode estar perdendo cliente pela demora no atendimento.

Eu sei que para empresas pequenas é uma utopia responder o cliente em até 1 hora, pois muitas vezes faltam pessoas que possam se dedicar a isso, mas uma vez que você quer incluir as redes sociais como forma de vender mais, você precisa se atentar nesses detalhes.

Aqui na Upload nós entramos 1 vez por dia em todas as contas de nossos clientes para ver se existem novas notificações como forma de apoio às empresas. Se você não tem uma agência para te apoiar nessa questão, eu recomendaria que você entrasse em suas redes pelo menos 2 vezes por dia, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde.

Se preferir contratar uma agência para fazer isso para você, clique aqui.

Nas redes sociais tudo funciona muito rápido, então se a gente não estiver atento, a pessoa pode até ter esquecido do que se tratava o comentário que ela fez, a mensagem e etc, e aí você perdeu o “time”do cliente. E não se engane, isso acontece muito.

Outra situação comum é com os anúncios de cadastros. Existe a possibilidade de anunciar com o objetivo de captar o contato de pessoas interessadas no seu serviço/ou produto. Essa pode ser uma estratégia muito bacana para quem vende algum produto com valor agregado muito alto ou serviços. Se você optar por esse tipo de anúncio, ao receber o lead seja rápido! Assim como as pessoas esquecem o que comentam, elas também podem ter esquecido que deixaram o contado delas em algum anúncio.

Se você faz essas campanhas sozinho, eu recomendo usar uma ferramenta de automação que te enviará na hora que foi preenchido o lead por e-mail, ou algum outro meio que seja bom para você. Aqui na agência nós utilizamos uma ferramenta chamada pluga, assim nossos clientes recebem imediatamente no seu e-mail o lead novo.

Se está faltando um pouco de organização para conseguir dar conta de tudo isso, eu já fiz um post que pode te ajudar. Para acessar, basta clicar aqui.

Como você trata seus seguidores

E por último, mas não menos importante: Como você está tratando os seus seguidores?

Esse é um dos principais motivos na baixa conversão dos seguidores em clientes, por incrível que pareça. E aí eu te pergunto: Você trata as pessoas que chegam curiosas nas suas redes sociais com a mesma atenção que as pessoas que te procuram pessoalmente? Se a resposta foi não, volte duas casas.

Você se irrita com a sua empresa cheia de clientes tirando dúvidas? E com as suas redes sociais cheia de seguidores fazendo perguntas?
O que eu vejo MUITO são empreendedores irritados com os curiosos da internet, ao mesmo tempo em que estariam super felizes em atender as pessoas pessoalmente em sua empresa. E eu juro que não consigo entender.

Apenas 3% dos consumidores compram no primeiro contato com a marca na internet. Ou seja, as chances da pessoa comprar de você de primeira são baixas, você precisa estar na mente do consumidor, através de conteúdo, remarketing, bom atendimento e por aí posso ir longe.

Uma prática muito comum que vejo, são empresas que respondem pedindo para a pessoa entrar em contato com eles pelo whatsapp. E, minha gente, a era de o cliente chegar de mão beijada acabou. Quem precisa correr atrás do cliente é VOCÊ e não o contrário. Se você não der a atenção devida, e dificultar para o cliente, de duas uma: ou ele vai desistir ou a concorrência vai passar por cima de você.

Eu sei que às vezes é complicado conversar e dar mais detalhes pelas redes sociais, mas se a pessoa fez o primeiro contato por ali, pelo menos inicie o atendimento pelo mesmo local. Caso a pessoa tenha deixado um comentário questionando algo, você até pode chamar por mensagem para  iniciar o atendimento e depois VOCÊ solicita o whatsapp dela para entrar em contato. Nunca o contrário.

Vou listar aqui alguns erros que você NÃO pode cometer ao se comunicar com os seus seguidores.

• Dar muitas respostas automáticas e robotizadas;

• Não responder o questionamento do cliente e pedir para ele te chamar pelo whatsapp;

• Demorar para responder, comentários e mensagens;

• Deixar comentários ou mensagens sem respostas;

• Demorar para entrar em contato com alguém que deixou seus dados;

• Responder de maneira seca, impessoal ou grossa;

• Não dar a mesma atenção ao cliente on-line que você daria ao cliente físico.

Lembre-se: uma dúvida hoje aliada com um bom atendimento pode se tornar uma compra amanhã.


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